____________________________________________________
Curitiba é confirmada como uma das 12 subsedes do Mundial
Curitiba é referência no Brasil
Curitiba é uma das principais cidades brasileiras, referência no país em infra-estrutura, planejamento urbano, além de questões econômicas e de turismo. A cidade responde por um dos cinco maiores PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelos dados, apenas cinco dos 5.564 municípios brasileiros representam 25% do PIB nacional em 2005. Nessa lista, Curitiba ocupa a quarta colocação, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Além do destaque econômico, Curitiba também é apontada por especialistas como um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil, em especial o turismo de eventos e negócios. No ranking com as dez maiores cidades do país com potencial turístico, realizado pela revista “Viagem e Turismo”, a cidade foi indicada na quarta colocação, atrás apenas do Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo. A lista avaliou 22 itens, como beleza urbana, hospitalidade, serviços e preços ofertados aos turistas.
O palco: Arena da Baixada
No ano em que completará o seu centenário de fundação, o estádio Joaquim Américo receberá os jogos mais importantes de sua história: os da Copa do Mundo de 2014. Em 100 anos de história, o estádio se reestruturou, se modernizou e se adaptou às exigências de conforto,
infra-estrutura e segurança exigidas pela Fifa.
O primeiro estádio do futebol paranaense começou a nascer em 22 de maior de 1912, quando Joaquim Américo Guimarães alugou uma chácara, no Água Verde, para a prática esportiva.
Dois anos após a locação, foram inaugurados os primeiros lances de arquibancada de madeira da “Baixada da Água Verde”, construídas para dar maior comodidade às mulheres que acompanhavam os jogos na época. Em 06 de setembro de 1914, num amistoso entre Internacional e Flamengo-RJ, o estádio foi oficialmente inaugurado.
De lá para cá, a Baixada passou por diversas reformas, as mais significativas ocorreram na década de 1930, com a construção das arquibancadas de concreto; no início da década de 1990, com a construção do tobogã e a ampliação da capacidade para 20 mil pessoas.
Em 1997, o estádio deu o seu mais importante passo para a modernização: ele foi totalmente demolido e, dois anos depois, foi inaugurada a Arena da Baixada, o mais moderno estádio do futebol brasileiro, construído dentro de todas as normas de segurança e infra-estrutura exigidas pela Fifa. Para abrigar os jogos da Copa de 2014, o estádio passará ainda por mais uma reforma, para a conclusão da reta oposta, ampliando a capacidade para 40 mil pessoas.
3 comentários:
Repare que não haverá jogos em Rio Branco, no Acre.
O que seria impossível, afinal... Acre is a lie!
melhor que tivesse jogos na cisplatina!
Postar um comentário