30 de setembro de 2009

Conclave

Tem fumaça branca no ar! Instaurado pelo Papa Gregório X, em 1274, o Conclave (do latim cum clave, que significa com chave) é a reunião em clausura máxima dos cardeais para a eleição do novo Papa. Reunem-se com a missão de eleger aquele que, entre eles, assumirá a missão de Pontífice da Igreja Católica. Após a votação e o consenso da maioria, a caixa que contém os votos dos cardeais é levada ao fogo e queimada, saindo assim uma característica fumaça branca, sinal pleno da efetivação da eleição. O ritual rigoroso e sagrado se justifica pela importância da decisão a ser tomada. Mais que a representação clerical: o que está em jogo é o destino dos milhares de fiéis católicos espalhados pelo mundo!


A Pastoral Juvenil Marista de Maringá também passará por um conclave. Diante da necessidade em se estabelecer, dentre seus participantes, uma democracia representativa (devido ao limitado número de vagas), o Núcleo de Pastoral convoca todos os participantes para a árdua tarefa de eleger 10 jovens que representarão a cidade de Maringá no evento. Eles serão a voz e a vez dos demais, tendo a responsabilidade de transmitir ao Congresso a cara da PJM de Maringá. Todos os participantes são candidatos em potencial para a vaga, desde que preencham alguns requisitos:


a) Ter idade igual ou superior a 14 anos;


b) Possuir uma caminhada já fortalecida;


c) Estar participando das atividades do Pré-Congresso;


d) Comprometer-se com a PJM após o congresso;


e) Ter a disponibilidade do dia 23 ao dia 30 de janeiro de 2010;


f) Dispor de aproximadamente R$ 150,00.


Dessa forma, o Núcleo de Pastoral convoca você para o Conclave do I Congresso Nacional da PJM. Ele será realizado na capela da Educação Infantil no dia 02 de outubro, sexta-feira, com início marcado impreterivelmente às 17h. Vale lembrar que o I Congresso Nacional da PJM acontecerá na cidade de Curitiba, de 24 a 29 de janeiro de 2010. Sua presença é importantíssima, insubstituível e já aguardada pela Equipe. Não se ausente em hipótese alguma, já que o destino das vagas de Maringá serão direcionadas através do seu protagonismo juvenil! Confirme a sua presença com o agente de pastoral até o dia primeiro de outubro. Ajude a Pastoral a soltar a tão almejada fumaça branca e fazê-la chegar até o 8º andar do prédio do Setor de Pastoral, em Curitiba!


Atenciosamente,
Núcleo de Pastoral de Maringá

Nenhum comentário: