15 de maio de 2012

Pra não dizer que não falei das flores



"Mãe é a materialização do amor, ela nos ensina o que é carinho e respeito, nos dá desde o berço, na verdade, desde o útero um lugar para o qual a gente sempre pode voltar" L.L. - 17 anos



Mesmo com um pouco de atraso, não podemos deixar um dia como esses passar em branco, alias, um dia é muito pouco para agradecer tudo o que elas fazem por nós.
O dia das mães surgiu na Grécia Antiga, com a celebração da entrada da primavera em homenagem a Rhea, a mãe dos deuses. Na Inglaterra, no início do século XVII, o quarto domingo da Quaresma tornou-se dedicado às mães das operárias inglesas, no qual elas recebiam folga para passar o chamado "Mothering Day" em casa com suas mães. Outra comemoração parecida era o "Domingo das Mães", no qual era feita uma missa onde os filhos que moravam longe entregavam presentes as mães depois de uma visita.




Já nos Estados Unidos, a sugestão da criação desse dia foi da escritora Júlia Ward Howe em 1972, porém foi a americana Virgínia Anna Jarvis que concretizou o feito. Após um período de depressão por ter perdido a mãe, as amigas de Anna Jarvis decidiram ajudá-la fazendo uma homenagem à sua mãe que tinha trabalhado nas guerras civis do país. A festa fez tanto sucesso que o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data em 1914 e assim, difundiu-se pelo mundo inteiro.




"Quem nunca brigou,discutiu ou até chorou na frente da mãe? Com certeza eu já fiz isso,faço e vou continuar fazendo! Ela me chama de linda independente do quão horrível eu estiver,me da o melhor abraço do mundo quando eu estou triste e limpa minhas lágrimas mesmo depois de brigar com ela. Eu amo minha mãe mais que tudo nesse mundo." I.C. - 16 anos





"Eu sempre quis dizer pra minha mãe que amava ela, mas isso sempre foi (e ainda é) muito difícil pra mim. Eu tentava, combinava comigo mesma de manhã que ia dizer que a amava e dar um abraço bem forte nela, mas eu sempre acabava sem dizer nada, não sei se por medo ou por vergonha, por mais que isso não seja motivo plausível pra isso. Eu amo minha mãe, muito mesmo, ao ponto de saber que se precisasse eu daria minha vida por ela sem hesitar, e eu sei que ela também faria isso por mim, porque mãe é assim. Hoje eu tentei dizer pra minha mãe que eu amava ela, e, apesar de eu não ter conseguido, ela entendeu assim que me viu chegando com um presente na mão, dando o abraço mais forte que eu conseguisse e sentando do lado dela esperando ela abrir o presente que eu tinha escolhido com tanto carinho. Feliz dia das mães, mãe! Eu te amo muito, muito mais do que as palavras podem dizer." Gabriela Malacrida, 14 anos




Retrato de Mãe 

"Uma mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de
Deus, e muito de anjo pela incansável solicitude dos cuidados seus;
uma mulher que, ainda jovem, tem a tranqüila sabedoria de uma anciã e,
na velhice, o admirável vigor da juventude;
se de pouca instrução, desvenda com intuição inexplicável
os segredos da vida e, se muito instruída age
com a simplicidade de menina;
uma mulher que sendo pobre,
tem como recompensa a felicidade dos que ama, e quando rica, todos os
seus tesouros daria para não sofrer no coração a dor da ingratidão;
sendo frágil, consegue reagir com a bravura de um leão;
uma mulher que, enquanto viva, não lhe damos o devido valor,
porque ao seu lado todas as dores são esquecidas; entretanto
quando morta, daríamos tudo o que somos e tudo o que temos para vê-la de
novo ao menos por um só momento, receber dela um só abraço,
e ouvir de seus lábios uma só palavra.
Dessa mulher não me exijas o nome, se não quiseres
que turve de lágrimas esta lembrança,
porque... já a vi passar em meu caminho.
Quando teus filhos já estiverem crescidos, lê para eles estas palavras.
E, enquanto eles cobrem a tua face de beijos, conta-lhes que um humilde
peregrino, em paga da hospedagem recebida, deixou aqui para todos o
esboço do retrato de sua própria mãe."



Tradução do original de D. Ramóm Angel Jara
Bispo e Orador Chileno





Nenhum comentário: