15 de agosto de 2009

Dia do Marista

O padre francês, Marcelino Champagnat (1789 – 1840), fundou em 1817 o Instituto dos Irmãos Maristas, conhecido naquela época como Os Pequenos Irmãos de Maria. Por meio dos Irmãos Maristas, Champagnat legou à humanidade um projeto educativo-evangelizador inovador, que continua a se expandir pelo mundo com dinamismo e vitalidade. Hoje, o Instituto Marista encontra-se nos cinco continentes, em mais de 70 países, promovendo uma educação solidária junto às crianças, adolescentes, jovens e adultos em diversas realidades sociais e culturais.

Os Irmãos Maristas, em parceria com as Leigas e Leigos maristas, empenham-se em cumprir sua missão inspirados por um carisma que tem sua fonte no Evangelho e no jeito simples de Maria, a Mãe de Jesus (marista = do jeito de Maria). Um marista, seja Irmão, Leiga ou Leigo, aprimora-se continuamente na arte de educar o ser humano em todas as suas dimensões. Da tradição legada por Champagnat flui um conjunto de ensinamentos que constituem o patrimônio espiritual e filosófico da educação marista. Integram-se a esse patrimônio as “pequenas virtudes” – um jeito prático de amar e fazer o bem, que nos aproxima de Jesus.

As pequenas virtudes – no vocabulário de nosso tempo – são a compreensão, discrição, alegria, compaixão, flexibilidade, solicitude, afabilidade, polidez, poder-serviço, solidariedade, paciência e caráter.

Ao celebrarmos o Dia do Marista, devemos nos lembrar que somos todos discípulos de São Marcelino Champagnat, um homem fiel a Deus, prático e inovador, realista e pragmático que, numa época de crise econômica, cultural e religiosa na França, soube proporcionar soluções concretas para levar crianças e jovens a uma educação que os tornasse “bons cristãos e virtuosos cidadãos.

Fonte: Marketing ABEC/UCE / www.maristas.org.br

Nenhum comentário: