26 de maio de 2009

Olimpíadas Solidárias

O mês de junho está chegando. E, com ele, vem também a tão aguardada Olimpíada Marista. Sua 37ª edição acontecerá na semana comemorativa de São Marcelino Champagnat. Ao todo, serão cinco dias de modalidades esportivas e recreativas, atividades essas recheadas de determinação, esforço, cooperação, amizade e, principalmente, amor. Esse sentimento amoroso vai muito além da peleja interclasses dentro das quatro linhas das quadras. A disputa invade também o campo da solidariedade, com as arrecadações propostas às turmas em prol do próximo. As campanhas de 2009 foram divididas em três modalidades:

· Doação de sangue

Introdução: O Brasil necessita diariamente de cinco mil e quinhentas bolsas de sangue. O número, aparentemente grande, não seria incômodo caso todos os indivíduos aptos à doação se conscientizassem da importância deste ato gratuito e solidário.

Datas: 19 de maio até 4 de junho.

Horários de funcionamento: 7h até 18h30min (segunda à sexta); 7h até 12h (sábado).

Local: Hemocentro de Maringá – Avenida Mandacaru, n 1600 – Ao lado do Hospital Universitário

Pré-requisitos: Ter mais de 18 anos, estar em boa saúde e possuir um documento com foto.

* Ao término da doação, o voluntário receberá uma ficha carimbada referente a doação. Ela deve ser entregue à Equipe de Pastoral até o dia 05 de junho *


· Cadastro de doadores de medula óssea

Introdução: Diversos mitos permeiam o cadastro de potenciais doadores. Diferentemente que muitos pensam, o ato consiste em retirar 5 ml de sangue para a realização da tipagem, isto é, a caracterização da medula. Caso algum paciente seja compatível, é feito o convite para a transfusão. Em um dia o doador já estará apto a retornar às suas atividades corriqueiras. Um pequeno incômodo para o doador, porém a diferença crucial entre vida e morte para aqueles que recebem.

Datas: 19 de maio até 4 de junho.

Horários de funcionamento: 7h até 18h30min (segunda à sexta); 7h até 12h (sábado).

Local: Hemocentro de Maringá – Avenida Mandacaru, n 1600 – Ao lado do Hospital Universitário.

Pré-requisitos: Ter mais de 18 anos, estar em boa saúde e possuir um documento com foto.

* Ao término da doação, o voluntário receberá uma ficha. Ela deve ser entregue à Equipe de Pastoral até o dia 05 de junho *


· Arrecadação de alimentos

Introdução: Todos os anos, diversas toneladas de alimentos não perecíveis são arrecadadas e distribuídas para as mais variadas instituições sociais maringaenses. Neste ano, cada série ficará responsável por uma determinada instituição, direcionando a ela tudo o que a turma arrecadar. Haverá uma cota mínima por turma (cento e cinquenta quilos), distribuídos da seguinte maneira: 20kg de açúcar, 30kg de arroz, 20kg de farinha de trigo, 10kg de feijão, 20 kg de fubá, 10kg de macarrão, 30l de leite e 10 latas de óleo.

Datas: 1 a 5 de junho

Horários de funcionamento: 7h até 12h e 13h até 17h30min (segunda à sexta);

Local: Sala de ginástica (complexo esportivo)

Atenção: o não cumprimento de alguma das três modalidades solidárias acarretará na perda de 50 pontos na contagem geral.

Contamos com o empenho de todos vocês! Não se esqueça de que, ao ajudar o semelhante, você também está auxiliando a construção de um mundo mais fraterno, humano e solidário.

Nenhum comentário: